segunda-feira, 23 de julho de 2012

TIA DARCY TANAJURA DE CÁSSIA

Tia Darcy e seu esposo Chico Brasil

DARCY TANAJURA DE CÁSSIA nasceu a 27 de abril de 1936, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Filha de Mário do Carmo Tanajura e Hildeth Vilasboas Tanajura, tradicional família livramentense. Ainda criança, estudou na Escola Lélis Piedade onde fez o curso primário. Em 1950, iniciou o curso Ginasial e foi aluna da 1.ª Turma do então fundado Colégio “João Vilas-Boas”, concluindo no ano de 1953 como uma das primeiras alunas da classe. Como em Livramento não possuía 2.º grau, deixou sua família e foi estudar na cidade vizinha de Caetité, na Escola Normal de Caetité, onde concluiu o curso de Magistério, em 1955. Formada em magistério, começou sua carreira profissional como professora primária.
Casou-se com Francisco Brasil de Cássia em 31 de dezembro de 1959, com quem teve três filhos: Artur Fernando, Maria Fátima e Mário do Carmo.
Em 1962 fez o curso CADES/MEC, no Rio de Janeiro, especializando-se em Geografia Geral e do Brasil, disciplina que lecionou por 32 anos no Colégio “João Vilas-Boas”. Neste mesmo Colégio ensinou também as disciplinas: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1.º Grau, Educação Moral e Cívica e Administração Escolar. Em 1967 fez o curso de Direto de Estabelecimento de Ensino Secundário e assumiu então o cargo de Diretora Geral do Colégio “João Vilas-Boas”, o qual administrou com competência e determinação por 20 anos.
Embora tenha ficado viúva, precocemente em 1983, não se deixou abater dedicando todo seu tempo entre a criação e educação dos filhos e sua profissão de Educadora. Como Diretora dinâmica e atuante, participou de diversos Congressos, Seminários e Encontros de Aperfeiçoamento de Ensino, tornando-se Coordenadora de Educação Estadual em Livramento desde 1991. Na Coordenadoria, exerceu com obstinação e rigor a função por quase 10 anos, promovendo Encontros, Seminários, Jornadas Pedagógicas, efetuando as mudanças que vieram no ensino, sempre na busca da melhoria da qualidade na educação.
No mês de dezembro de 2000, promoveu sua última jornada pedagógica, “DESAFIOS E POSSIBILIDADES”, a qual reuniram-se por três dias 143 participantes – Professores, Diretores e funcionários da rede estadual de ensino – cujo evento foi alvo de elogios e parabenizações não só pelo seu conteúdo, como pela organização. Coincidentemente, a mensagem mais forte que ela deixou para os participantes deste evento ficará marcada para sempre na memória dos que ali estiveram; “De tudo ficam três coisas: a certeza de que estamos começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Fazer da interrupção um novo caminho, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro. E assim terá valido a pena” (Fernando Sabino).
Darcy Tanajura de Cássia faleceu no dia 5 de março de 2001, em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, onde ficou em estado de coma por 5 dias, causado pelo rompimento de um aneurisma cerebral, deixando uma grande lacuna na educação de Livramento e região, e muitas saudades no coração dos seus amigos e familiares.
CEJVB, onde Tia Darcy foi professora e diretora por muitos anos

Hotel Livramento, na Praça Senador Tanajura, foi gerenciado e casa de residência de Tia Darcy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.