segunda-feira, 23 de julho de 2012

JOSÉ MEIRA TANAJURA - CAZUZA

José Meira Tanajura (Cazuza) nasceu em 6 de agosto de 1909, no Valo da Boa Sorte, arredores de Livramento, e faleceu subitamente em 22 de dezembro de 1959, com 50 anos de idade. Ele era filho de Francisco Octaviano Tanajura e Donatila Meira Tanajura.
 “Cazuza”, como era mais conhecido, administrou o município de Livramento de Nossa Senhora, de janeiro de 1955 a dezembro de 1958. Foi também lavrador e contador da Cooperativa Mista de Livramento, uma entidade de crédito agrícola que existiu até há pouco tempo. Era um homem altivo e muito respeitado na comunidade. Conforme lembra sua filha, a professora Ruth, ele gostava muito de ler e de ir ao cinema. Suas horas de folga eram dedicadas a visitas a parentes, nas fazendas da região, e ao jogo de cartas na Associação dos Amigos de Livramento, da qual era sócio. Foi sócio também da Sociedade das Águas de Livramento.
Como prefeito, iniciou a pavimentação da cidade, pela antiga Praça da Bandeira, hoje Praça Dom Hélio Pascoal, que teve grande impacto urbanístico na época. Por sugestão do então vereador Francisco Tanajura Machado, foi batizada com seu nome a atual Rua José Meira Tanajura, transversal da Avenida Presidente Vargas, a principal da cidade.
Casou-se com Dulce Guimarães Tanajura, com quem teve os filhos: Ruth, Rubem, Cremilton, Durval, Maria Inez e Francisco José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.